Conselhos e dicas sobre pastel seco....
Conselhos e dicas sobre pastel seco.... Essenciais e práticos para quem deseja aprender a desenhar e pintar em pastel seco.
No Meu Livro: "A Magia Dos Pastéis" podem ver e aprender muito mais sobre a técnica de Pastel Seco.
Também encontrarão muitas mais dicas numa secção especialmente dedicada a "Dicas e Conselhos" sobre a técnica de Pastel Seco.
Mas aqui vou-te oferecer algumas dicas essenciais e conselhos práticos sobre esta técnica. Essenciais úteis e práticos para facilitar o teu trabalho.
Conselhos e dicas sobre pastel seco.
- Para esfumar o pastel, podemos utilizar, os esfuminhos, os dedos ou papel suave tipo ”Tissue”.
Na técnica mista de pastel seco e lápis de cor, eu utilizo pedaços pequenos de papel sanitário ou de rolos de cozinha...resulta engraçado mas também muito útil. - No pastel seco, trabalhamos aplicando as tonalidades mais escuras primeiro para ir avançando até as mais claras.
Ao contrario do que acontece com o óleo. Em que aplicam-se primeiro as mais claras para ir avançando até as mais escuras. - Para garantir que os desenhos e pinturas em pastel se conservam em boas condições ao longo do tempo,devemos utilizar papel livre de ácido ou com pH neutro. Caso contrário, ficarão amarelos com o tempo.
- Se a superfície a desenhar for muito grande, utilize um Mahl stick/Tento ou cubra as áreas já pintadas para evitar danificar o desenho.
- Para iniciar esta técnica, compre só algumas cores básicas. Aumente a sua colecção com varias tonalidades da mesma cor a medida que for avançando. Recorde que a diferença dos óleos, com os pastéis não podemos obter cores a partir de outras.
- E aconselhável manter os pasteis limpos. Principalmente quando trabalhamos com eles, para evitar misturas ou marcas indesejadas nos nossos desenhos.
Não há nada mais desagradável que estarmos a pintar um rosto e deixarmos uma marca azul o verde consequência de uma barrinha suja...
- Para esfumar o pastel, podemos utilizar, os esfuminhos, os dedos ou papel suave tipo ”Tissue”.
Mais dicas...
- Ao decidir onde colocar o cavalete, repare no nível do chão.
Se for um chão com alcatifa, deverá colocar um grande pano ou plástico de protecção.Recorde que o pastel seco desprende muito pó ao trabalhar com ele. O espaço ideal deveria ter pavimento em cerâmica ou lavável. - Os pastéis deixam as mãos secas e ásperas.
E aconselhável por tanto, aplicar algum protector ou creme após a conclusão das pinturas.
Se decidir pintar após a aplicação do creme nas suas mãos, retire todo vestígio existente. Caso contrário as suas mãos reterão muita quantidade de cor e pigmento. - Quando for pintar, corte uma tira de papel da mesma cor que utilizará, para coloca-la ao lado do seu desenho.
Esta tira será a sua superfície de teste. Ai poderá experimentar as cores e a suavidade de aplicação dos pasteis, assim como o resultado das combinações das cores antes de as aplicar definitivamente na sua folha de trabalho. - Muitos "pastelistas" fazem primeiro um esboço ou desenho guia com lápis ou um tom neutro de pastel antes de começar a aplicar os pastéis.
- Não esfregue com demasiada força os pasteis, nem com o dedo nem com os esfuminhos. Isto dará como resultado uma saturação excessiva e uma superfície polida que raras vezes terá um acabamento agradável.
- Os pastelistas devem fazer muitos exercícios práticos ate familiarizar-se com os efeitos produzidos pelos traços.
Recorda que podemos produzir traços grossos ou finos, utilizar a borda do pastel, fazer pressão, esbater com esfuminhos. Não existe uma técnica exacta, e simplesmente uma questão de experiência e sensibilidade.