Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

AmoPintar

Desenho, pintura, dicas e conselhos, tutoriais, opiniões, recomendações...e muito mais!

AmoPintar

Desenho, pintura, dicas e conselhos, tutoriais, opiniões, recomendações...e muito mais!

15.12.20

Conselhos e dicas sobre pastel seco....


amopintar

dicas-sobre-pastel-seco.jpg

 

Conselhos e dicas sobre pastel seco.... Essenciais e práticos para quem deseja aprender a desenhar e pintar em pastel seco.

No Meu Livro: "A Magia Dos Pastéis" podem ver e aprender muito mais sobre a técnica de Pastel Seco.
Também encontrarão muitas mais dicas numa secção especialmente dedicada a "Dicas e Conselhos" sobre a técnica de Pastel Seco.

Mas aqui vou-te oferecer algumas dicas essenciais e conselhos práticos sobre esta técnica. Essenciais úteis e práticos para facilitar o teu trabalho.

Conselhos e dicas sobre pastel seco.

    • Para esfumar o pastel, podemos utilizar, os esfuminhos, os dedos ou papel suave tipo ”Tissue”.
      Na técnica mista de pastel seco e lápis de cor, eu utilizo pedaços pequenos de papel sanitário ou de rolos de cozinha...resulta engraçado mas também muito útil.
    • No pastel seco, trabalhamos aplicando as tonalidades mais escuras primeiro para ir avançando até as mais claras.
      Ao contrario do que acontece com o óleo. Em que aplicam-se primeiro as mais claras para ir avançando até as mais escuras.
    • Para garantir que os desenhos e pinturas em pastel se conservam em boas condições ao longo do tempo,devemos utilizar papel livre de ácido ou com pH neutro. Caso contrário, ficarão amarelos com o tempo.
    • Se a superfície a desenhar for muito grande, utilize um Mahl stick/Tento ou cubra as áreas já pintadas para evitar danificar o desenho.
    • Para iniciar esta técnica, compre só algumas cores básicas. Aumente a sua colecção com varias tonalidades da mesma cor a medida que for avançando. Recorde que a diferença dos óleos, com os pastéis não podemos obter cores a partir de outras.
    • E aconselhável manter os pasteis limpos. Principalmente quando trabalhamos com eles, para evitar misturas ou marcas indesejadas nos nossos desenhos.
      Não há nada mais desagradável que estarmos a pintar um rosto e deixarmos uma marca azul o verde consequência de uma barrinha suja...

dica sobre pastel seco

Mais dicas...

  • Ao decidir onde colocar o cavalete, repare no nível do chão.
    Se for um chão com alcatifa, deverá colocar um grande pano ou plástico de protecção.Recorde que o pastel seco desprende muito pó ao trabalhar com ele. O espaço ideal deveria ter pavimento em cerâmica ou lavável.
  • Os pastéis deixam as mãos secas e ásperas.
    E aconselhável por tanto, aplicar algum protector ou creme após a conclusão das pinturas.
    Se decidir pintar após a aplicação do creme nas suas mãos, retire todo vestígio existente. Caso contrário as suas mãos reterão muita quantidade de cor e pigmento.
  • Quando for pintar, corte uma tira de papel da mesma cor que utilizará, para coloca-la ao lado do seu desenho.
    Esta tira será a sua superfície de teste. Ai poderá experimentar as cores e a suavidade de aplicação dos pasteis, assim como o resultado das combinações das cores antes de as aplicar definitivamente na sua folha de trabalho.
  • Muitos "pastelistas" fazem primeiro um esboço ou desenho guia com lápis ou um tom neutro de pastel antes de começar a aplicar os pastéis.
  • Não esfregue com demasiada força os pasteis, nem com o dedo nem com os esfuminhos. Isto dará como resultado uma saturação excessiva e uma superfície polida que raras vezes terá um acabamento agradável.
  • Os pastelistas devem fazer muitos exercícios práticos ate familiarizar-se com os efeitos produzidos pelos traços.
    Recorda que podemos produzir traços grossos ou finos, utilizar a borda do pastel, fazer pressão, esbater com esfuminhos. Não existe uma técnica exacta, e simplesmente uma questão de experiência e sensibilidade.

 

1 comentário

Comentar post