Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AmoPintar

Desenho, pintura, dicas e conselhos, tutoriais, opiniões, recomendações...e muito mais!

AmoPintar

Desenho, pintura, dicas e conselhos, tutoriais, opiniões, recomendações...e muito mais!

02.11.08

Óleos e Pastéis


amopintar

As minhas técnicas de pintura preferidas!

 

Entre todas as muitas e variadas técnicas de desenho e pintura que já ouvi falar, duas são as minhas preferidas...Os Óleos e Os Pasteis.

 

Dois materiais completamente diferentes, cujo manejo, forma de aplicação e resultados diferem muito.

 

Gato a pastel

Os pasteis.-

O pastel é um meio de expressão pictórica de grande atractivo, não só pela luminosidade e intensidade das suas cores, como pela simplicidade e versatilidade na sua aplicação e manejo.

Basicamente, os pasteis são constituídos por uma mistura de pigmentos em pó com agua e em alguns casos com goma ou resina em quantidade suficiente para manter a mistura aglutinada.

A superfície de aplicação mais utilizada é o papel (Ingres, Canson Velutte, Canson Mi-Tientes) cuja rugosidade ajuda a aderência dos pigmentos.

 

Os Óleos.-

Quem não os conhece...

A técnica por excelência dos artistas plásticos, cujas tintas são realizadas a base de pigmentos de diversas origens misturados com óleo de linhaça e comercializados em tubos para aplicação e utilização directa sobre as telas a principal superfície de trabalho utilizada para este médio.

 

Esta é uma breve e simples introdução as minhas técnicas preferidas, em blogs posteriores gostaria de aprofundar cada uma de elas acompanhada de dicas, conselhos e opiniões...

Entre tanto se quiserem saber um pouco mais,  convido-vos a visitar o meu site www.atelier-online.com.

 

Feliz dia!

MagalyG